Imagem teste

A profissão sob novo ângulo

O secretariado executivo é uma profissão em constante processo evolutivo. No livro "Secretariado Intercultural" estão presentes os elementos que fundamentam esse processo de reposicionamento da profissão no mercado e a maneira como os profissionais da área podem atuar para intermediarem os processos de assessoria inclusive em questões de expatriação e adaptação de colaboradores e executivos estrangeiros no Brasil.

Imagem teste

Atividade intercultural no mercado

O mercado já funciona na lógica intercultural. Você pode trabalhar de qualquer lugar e prestar um serviço para qualquer pessoa ou empresa no mundo, desde que apresente as habilidades mínimas para assessorar internacionalmente. O aspecto intercultural é profundo porque exige maior conhecimento sobre outras culturas, não somente em seu aspecto linguístico, como também em suas nuances mais capilarizadas como crenças, culinária, comportamento e relação com hierarquias.

Imagem teste

O Secretário como consultor

A consultoria é considerada um dos pilares fundamentais da profissão secretarial. Ser um consultor é prover propostas de melhorias e soluções a partir da percepção de desequilíbrio nas estruturas corporativas ou em processos ou na falta de harmonia entre equipes. Tal capacidade, gerada a partir de sua prática profissional e habilidades inerentes ao exercício da profissão, apresentam essa possibilidade de atuação in e out company.